Ana Rita Marques
O sistema digestivo
As leis alimentares
ENERGIA DIÁRIA NECESSÁRIA: metabolismo banal+ energia gasta na digestão+ energia gasta a manter a temperatura do corpo+ energia gasta na actividade física.
A caloria é a quantidade necessária que é precisa para um litro de água aumentar a sua temperatura um grau centígrado.
Fenómenos que ocorrem no sistema digestivo
Ingestão- ato de colocar os alimentos na boca.
Digestão- conjunto de fenómenos químicos e físicos que pretendem macromoléculas em micromoléculas em 24 horas para ingerir o máximo de prótidos, lípidos e glúcidos possível.
Absorção- é a passagem das micromoléculas para o meio interno.
Defecação- é quando as substâncias tóxicas e nutrientes que não conseguimos ingerir são expelidos para o esteriro em forma de dezes.
Cálculo do valor calórico dos alimentos:
Prótidos e glúcidos: 4 kcal (x4,2) = 16,8 kj
Lípidos: 9 kcal (x4,2) = 37,8
Morfologia do sistema digestivo
A morfologia é o estudo da forma, localização e constituição dos orgãos.
Tabela criada por Inês Jacinto, 9ºB.
As enzimas digestivas:
As enzimas digestivas são proteínas com propriedades especiais que auxiliam no desdobramento de nutrientes complexos em mais simples de forma a que passem a ser absorvidos pelo organismo e intervêm na digestão química. São biocatalisadores acelaradores e com as reações, como todos os catalizadores, não se gasta.
Cada enzima atua apenas numa substância e para que estas funcionem o mais rápido possivel o nosso corpo deve estar a, mais ou menos, 36,5º centígrados (temperatura óptima). Se a temperatura aumentar muito as enzimas são destruidas e se baixar muito estas ficam inativas até a temperatura voltar ao normal, ou seja, são muito sensíveis à temperatura.
Para além de serem sensíveis à temperatura sãoa inda sensiveis ao pH e só trabalham no pH para que foram feitas, sendo destruidas nos outros. Por exemplo, um enzima feita para o ph neutro da boca é destruida ao entrar no estômago com pH ácido.
Fisiologia do sistema digestivo:
A fisiologia é o estudo da função dos orgãos.
Tabela criada por Inês Jacinto, 9ºB.
Deglutição: passagem do bolo alimentar para o esófago. Língua levanta e empurra o bolo alimentar para baixo e o véu do paladar juntamente com a epiglote tapa as fossas nasais e a traqueia (epiglote). Assim, o bolo alimentar passa facilmente.
Reflexão sobre o que aprendi: esta unidade fez-me perceber que o ser humano é realmente perfeito e que tudo em nós tem uma razão. Gostei muito de aprender todos os dificeis processos que acontecem sem nos apercebermos e aprendi ainda algumas maneiras de manter saúde digestiva e bem-estar.