top of page
Uniformitarismo
Catatrofismo

Diz que as grandes alterações da Terra foram originadas por catástrofes.

Esta teoria vem de acordo com as crenças religiosas dos séculos XVII e XVIII e aí dominou, sendo rejeitada no século XIX.

 

Georges Cuvier (1769 -1832), pai da paleontologia, foi um acérrimo defensor desta teoria. Para saber mais quanto a este senhor, ir à página das curiosidades.

Diz que as alterações da Terra são um somatório de pequenas alterações originadas por processos lentos naturais. As  catástrofes naturais são vistas como fenómenos pontuais sendo incapazes de provocar as alterações na Terra.

 

James Hutton (1726 -1797), pai da geologia moderna, foi um defensor desta teoria Para saber mais quanto a ele ir à página das curiosidades.

Neocatatrofismo

O planeta vai-se transformando gradualmente através de fenómenos naturais mas esporadicamente os fenómenos catastróficos influenciam na evolução da Terra.

 

 A ideia de base está no uniformitarismo mas inclui a influência dos fenómenos catastróficos.

Princípios de raciocínio geológico

 

Felizmente, o planeta Terra é um planeta que, desde o início da sua formação, há 4600 milhões de anos, está em transformação, o que permite que, ao longo de todod este tempo, tantas espécies tão diferentes tenham passado por ele. Disso não há dúvida. Mas há discussões quanto a que fatores levam a essas trnasformações e existem, atualmente, três teorias principais para responder a esta questão.

 

Do atualismo

"O presente é a chave do passado" .

Os processos modeladores da Terra no presente terão sido os mesmo do passado.

O Atualismo permite interpretar os processos antigos à luz dos acontecimentos atuais, no entanto, é preciso reconhecer que alguns fenómenos catastróficos poderão ter tido influência na transformação da Terra. Aparece, então, um novo princípio, o Neocatatrofismo.

bottom of page