Ana Rita Marques
A base celular da vida
Seres unicelulares: seres vivos constituídos por uma só célula.
Seres pluricelulares: seres vivos constituídos por muitas células.
Teoria celular
-
A célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos;
-
Todas as células provêm de células preexistentes;
-
A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.
Células eucarióticas: Células com uma estrutura complexa, apresentando núcleo e organitos celulares. Estão representadas em todos os seres vivos menos as bactérias e as cianobactérias.
Ser eucarionte: ser vivo constituído por células eucarióticas.
Células procarióticas: Células mais simples, sem núcleo individualizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas; estão representadas pelas bactérias e cianobactérias.
Ser procarionte: ser vivo constituído por células procarióticas.
Células eucarióticas animais vs vegetais
Enquanto que as células vegetais possuem parede celular, plastos (cloroplastos, entre outros) e vacúolos que vão aumentando com a idade, as células animais não têm plastos nem parede celular e os seus vacúolos (quando existentes) são pouco desenvolvidos.
Constituintes celulares
Membrana celular (membrana plasmática) – constituinte celular que regular as trocas entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Citoplasma – constituinte celular onde se encontram vários organelos responsáveis por diversas actividades celulares. O citoplasma apresenta uma massa semifluida, aparentemente homogénea, onde se podem observar diversas estruturas, o hialoplasma.
Mitocôndrias – organelo celular onde ocorrem importantes fenómenos de respiração aeróbia, constituindo locais de intensa produção de ATP (energia).
Complexo de Golgi – conjunto de sáculos achatados associado a vesículas esféricas. Armazena substâncias de secreção.
Lisossomas – pequenas vesículas esféricas que se destacam do complexo de Golgi e onde se acumulam enzimas digestivas.
Retículo endoplasmático – é uma via de comunicação das células. É constituído por uma extensa rede de sáculos achatados e de vesículas, distribuídos no hialoplasma. São os “canais de circulação” das células.
-
Retículo endoplasmático rugoso: tem ribossomas síntese proteica.
-
Retículo endoplasmático liso: não tem ribossomas.
Vacúolos – são cavidades delimitadas por uma membrana e que contêm geralmente água com substâncias dissolvidas, absorvidas pela célula ou elaboradas por ela. Locais onde ocorre digestão intracelular.
Cílios e flagelos – são organelos locomotores. Quando são finos e numerosos têm o nome de cílios, quando são longos e em pequeno número denominam-se por flagelos
Plastos – grupo de organelos dinâmicos, que só se encontram nas células das algas e das plantas, onde ocorrem diversos tipos de metabolismo.
-
Cloroplastos: são organelos geralmente ovóides, que contêm pigmentos fotossintéticos, nomeadamente clorofilas, daí a sua cor verde. Aparentemente os cloroplastos, quando observados ao microscópio, deslocam-se. Na verdade é o hialoplasma que, animado de movimentos de ciclose, arrasta passivamente os cloroplastos.
Núcleo – organelo celular que contém a informação que regula as actividades celulares. Está delimitado por um invólucro ou membrana nuclear.
Parede celular - constituinte presente em algumas células, colocado exteriormente à membrana celular. É de natureza celulósica, pode
Todos este constituintes celulares podem ser observados inseridos na imagem que coloquei da célula animal, anteriormente.
Gostei deste site. Visitem, tem curiosidade interessantes sobre a célula: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-celulas-do-corpo-humano-morrem-por-ultimo-quando-falecemos
Célula animal
Célula vegetal com parede celular
Aqui está um pequeno vídeo com a demonstração dos diferentes constituintes celulares e as suas funções. Espero que ajude a compreender melhor!
Aqui está um vídeo com maior parte da matéria dada até aqui. Gostei bastante, está bem resumido. Vejam!!
Aqui está uma ficha já resolvida quanto a esta matéria com questões muito pertinentes e respostas muito bem sintetizadas. Vejam!
Reflexão: Finalmente chegou o momento por que tanto ansiava- começar a estudar e a aprender algo realmente novo e diferente referente à biologia. E, com sinceridade, adorei! Adoro realmente biologia, até mesmo a sua complexidade que nos faz puxar pelo cérebro de formas novas e diferentes. Cada vez gosto mais de aprender sobre os seres que me rodeiam e o quão perfeitamente estamos criados e toda a natureza em si, por vezes, até parece irrealista! Foi, claramente, um tema abordado positivamente, só espero que o teste também corra bem, pois, afinal, não deixa de ser uma matéria complexa de estudar e compreender, apesar de, na minha opinião, extremamente interessante.