top of page

Reflexão final do ano letivo

 

 

Uau, mais um ano que passou!! Há um ano atrás estava eu muito confusa com o curso a escolher: Será o curso de Ciências demais para mim? Afinal, gostava bastante de Ciências Naturais, sempre fora algo que me fascinara, no entanto, sabia que não era fácil. Um ano depois posso confirmar- sim, realmente não é fácil, mas sinto que todo o esforço valeu a pena!

 

Hoje, sinto realmente que aprendi mais neste ano inteiro que em todos os outros e, felizmente, sinto-me muito mais apta a escolher o curso da faculdade, já que este ano foi um ano em que aprendi muito sobre as minhas capacidades e gostos pessoais.

 

Como já sabia, Geologia não é dos temas que mais aprecio e continua a ser um dos temas que menos gosto de abordar. No entanto, o meu amor pela Geologia aumentou um pouco, sendo que adorei a ida à praia ver os fósseis e estruturas geológicas na viagem de final de 2º Período. No entato, aquilo que realmente adorei estudar foi a Bioquímica! Apesar de sempre ter gostado de aprender, surpreendeu-me imensamente o quanto eu me diverti a estudar bioquímica e comecei até a desenvolver os meus conhecimentos  quanto a esta para além dos âmbitos do programa de 10º ano, o que me impressionou. Com toda a certeza, a Bioquímica é uma disciplina que quererei continuar a estudar e, começo a considerar, incluir nos meus estudos na faculdade. Adorei aprender sobre como os tão bons alimentos que colocamos na boca se transformam tão maravilhosamente e de formas tão geniais com um único objetivo- a produção de ATP. Maravilhoso! Até mesmo a fotossítese considerei super interessante, nunca pensei que as plantas pudessem ser realmente complexas!

 

Mas o que realmente me marcou, talvez por ter sido logo no início do ano e ser o impacto inicial, foi a beleza e imensidão do Cosmos. Adorei estudar o Cosmos, fascinou-me realmente! Uma das coisas que mais ostei foi o visionamento do filme de Carl Sagan  - completamente genial e deixa-nos a pensar em como nós e os nossos pequenos problemas são tão insignificantes!

 

Uma outra coisa que me fascinou foi qundo, ao conectar as aprendizagens toda deste ano, me apercebi da complexidade e genialidade do que me rodeia. Como um cosmos, que começou num pequeno ponto, levou a algo tão grande, no qual existe uma pequena galáxia, com um pequeno sistema solar, com um insignificante planeta onde tudo está tão perfeitamente criado- desde a química dos seres vivos aos movimentos das rochas. É impossível não ficar maravilhado!

 

Assim, este ano foi muito importante para mim, MESMO. Aprendi a amar realmente a Ciência, tendo aprendido a admirá-la e a vê-la como o interesse de viver. Comecei a ver a vida com uma total diferente perspetiva, quase contraditória- de uma lado, tão bonita, equilibrada, bem pensada e com tanto para dar, mas por outro lado tão insignificante no seu canto do Universo. Cresci muito como pessoa e aprendi muito sobre mim e os meus gostos- tendo eu sido uma pessoas que não se conectava com a Ciência, hoje não vivo sem ela e foi em Biologia e Geologia , entre outras disciplinas, que aprendi o quanto tem para nos dar. 

 

Aquilo que mais gostei de este ano foi a observação das diferentes células em microscópio, acho maravilhoso o quão complexo pode ser algo que não conseguimos ver. Realmente, consideramos-nos tão complexos, no entanto, há tanto tão grande e tão pequeno para além da nossa compreensão. Também gostei especialmente de realizar o trabalho sobre o sistema nervoso, pois sempre me fascinei por esta temática.

 

Sei então, com toda a certeza, que para o resto da minha vida quero aprender muito mais, descobrir muito mais, fascinar-me muito mais, desenvolver, ver, rever e, quem sabe, inventar MUITO MAIS. Quero levar-nos mais longe, onde nunca ninguém foi e ter a possibilidade de me maravilhar todos os dias do resto da minha vida profissional como me maravilhei este ano. Este ano abriu-me as portas e tornou-me ambiciosa e ansiosa pelo futuro.

 

Este foi, sem dúvida, o ano mais produtivo e em que aprendi mais sobre quem sou, o que quero ser e o que me rodeia. Só espero para o ano poder ser surpreendida  como  fui este ano e aprender a adorar cada vez mais o mundo a que pertenço!

 

Agradeço desde já à minha professora, a professora Ondina, por ter possibilitado toda esta aprendizagem e por ter conseguido, juntamente com todos os outros professores, cativar a minha atenção para a Ciência. Agradeço também pelo esforço que realizou de nos permitir observar um momento histórico como foi aquele de observar uma sonda a pousar pela primeira vez num cometa. Agradeço, desde já, aos meus colegas do curso de Ciências e Tecnologias que, com o seu conhecimento e paixão pelas temáticas também me "arrastaram" no caminho que eu espero ser o do sucesso e muito me ensinaram. Fico então à espero de mais e...

 

 

Até para o ano!!

 

Que eu vou para as minhas muito necessitadas FÉRIAS!

bottom of page