top of page

A extinção dos dinossauros

Situação-problema 1: Porque é que os dinossauros se extinguiram?

 

Muitas têm sido as tentativas de explicar o porquê da extinção dos dinossauros e com eles 70% das espécies. Algumas são menos ortodoas ou científicas, como por exemplo estas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas de todas as teorias há três que são mais apoiadas pelos cientistas, prevalecendo, sendo que dificilmente se conseguirá provar que qualquer uma delas é a certa. Estas teorias são:

 

  • Impacto meteorítico- diz que um meteorito, ao embater na Terra, criou grandes alterações climáticas, sismos e tsunamis que levaram à gradual morte dos dinossauros;

 

Aqui estam algumas imagens e vídeos (um deles é um cartton que não corresponde à realidade) resumido acerca de como este impacto meteorítico terá morto os dinossauros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Vulcanismo intenso- esta teoria diz que imensos vulcões começaram em erupção, libertando quantidades gigantes de gás para a Atmosfera, alterando o clima e sufocando os dinossauros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Impacto meteorítico e vulcanismo intenso- muitos cientistas pensam que podem ser ambas as causadoras, pois podem ser associadas. Por exemplo, o embate de um meteorito na Terra pode ter levado todos os vulcões a iniciar a atividade, sendo ambos responsáveis pela morte dos dinossauros.

 

Na aula visionámos um filme muit bom da Discovery Channel sobre esta última teoria. Eis o trailer do filme, de nome "Last day of the dinosaurs":

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados que apoiam impacto meteorítico:

 

  • Irídio

  • Quartzo de choque

  • Cratera de impacto no México (200 a 300 km)

  • Tectitos

 

 

Dados que apoiam vulcanismo ativo:

  • Irídio

  • Tectitos em rochas vulcânicas

  • Grandes escoadas de lava basáltica com idade correspondente à extinção

  • Análise da composição do ar por observação de âmbar- escassez de oxigénio.

 

Por que é que será difícil saber qual das teorias está certa?

 

O irídio é um elemento químico que não está presente na superfície da Terra, mas que está presente no interior da Terra e de outros planetas. Pode-se encontrar irídio na superfície da Terra quando há vulcões (irídio encontra-se na lava do interior do planeta) ou quando um bocado de rocha cósmica (meteorito) cai na Terra e se desfaz (íridio que estava dentro deste pedaço de rocha fica em pó à superfície).

 

Foram encontrados tectitos com irídio que provam que uma destas coisas aconteceu (vulcões ou queda de meteorito), mas sendo que em ambos os casos são formados tectitos que contêm irídio, não há maneira de dizer qual delas levou à extinção dos dinossauros.

Quanto a todas as outras razões que apoiam impacto meteorítico ou vulcanismo intenso, apenas provam que houve de facto uma queda de meteorito e que houve vulcanismo intenso nesta altura, nada prova terem sido, efetivamente, a causa da extinção. É tudo um pouco especulativo, pois nunca ninguém viveu para crer.

 

 

 

Reflexão: Eu adorei esstudar esta unidade, pois sempre achei os dinossauros e a história do nosso planeta maravilhosos! Todos já sabemos um pouco sobre os tão adorados dinossauros, mas achei fascinante a quantidade de detalhes do filme que visionámos. A prendi quanto às teorias que existem, quanto às inúmeras espécies destes gigantes répteis e a sua evolução, o seu modo de vida, pontos fracos, alimentação, Sem dúvida, a questão problema foi respondida com sucesso!

 

 

Aqui está um filme muito simples e educativo quanto ao que poderá ter acontecido:

P.S.- Criei um relatório do visionamento detse filme que se encontra na pasta dos trabalhos. Vejam!

bottom of page