Ana Rita Marques
A Biosfera
A Biosfera é um subsistema terrestre do qual fazem parte todos os seres vivos que povoam a Terra, integrados no respetivo meio abiótico.
Diversidade Biológica
Diversidade ecológica: refere-se à diversidade de ecossistemas que existem na Terra.
Diversidade de espécies: refere-se à diversidade de populações que existem na Terra.
Diversidade genética: refere-se à diversidade de características dentro e entre seres vivos da mesma espécie.
A diversidade de espécies de uma comunidade abrange duas componentes: uma é a riqueza em espécies, o número total de espécies diferentes numa comunidade) e outra é a abundância relativa das diferentes espécies, o número de indivíduos de cada espécie nessa mesma comunidade.
Espécie- conjunto de seres vivos com características semelhantes, que cruzados entre si dão origem a descendentes férteis.
Organização Biológica
Célula --> Tecido --> Orgão --> Sistema --> Organismo --> População -->Comunidade --> Ecossistema -->Biosfera
-
Célula - unidade básica da vida, composta por organitos celulares
-
Tecido- conjunto de células que trabalham coordenadamente para o mesmo fim
-
Órgão- Formado por tecidos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim
-
Sistema- Conjunto de órgãos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim
-
Organismo- É composto pelo conjunto de sistemas que trabalham coordenadamente para o manter vivo e que tem individualidade em relação ao meio externo.
-
População- Conjunto de seres da mesma espécie que habita num determinado local.
-
Comunidade- Conjunto de seres de espécies diferentes que habitam num mesmo local.
-
Ecossistema- Conjunto de relações que se estabelece entre os factores bióticos e abióticos de um determinado local.
Factores bióticos- são as relações entre seres vivos da mesma espécie e seres vivos de espécies diferentes (populações e comunidades). Um exemplo desta relação é como os seres vivos obtém alimento (relação alimentar), formando-se cadeias e teias alimentares dentro do ecossistema.
Numa cadeia alimentar os seres vivos desempenham uma das funções: ou são produtores, consumidores ou decompositores ( também designados por microconsumidores).
Factores abióticos- são os factores relacionados com o meio ambiente: temperatura, humidade, tipo de solo e luminosidade.
Extinção e Conservação de Espécies
O ser humano é considerado o principal responsável pelo cenário preocupante de extinção de espécies, sendo a desflorestação e a destruição de habitats e o consumo excessivo as principais ações que conduzem à perda de biodiversidade.
Todavia, os humanos também desenvolvem esforços no sentido de restaurar os ecossistemas e conservar as espécies. Por exemplo, as áreas protegidas representam um esforço no sentido da preservação de espécies.
Extinção de espécies - redução do número de indivíduos de uma espécie até ao seu desaparecimento.
Conservação de espécies - análise do impacte humano na biodiversidade e desenvolvimento de estratégias para a preservar.
Espécie em perigo - espécie cuja sobrevivência é considerada duvidosa se continuarem a atuar fatores que a ameaçam.
Reinos
(classificação de whittaker)
Reino é a maior das categorias taxionómicas, que reúne filos com as características comuns a todos, mesmo que existam diferenças enormes entre eles. Possui apenas cinco divisões:
Reino Animal (Animalia)
São organismos sem parede celular, multicelulares com progressiva diferenciação tecidular, heterótrofos (não produzem seu próprio alimento, obtêm-no por ingestão) e macroconsumidores. Englobam desde as esponjas marinhas até o homem.
Reino Vegetal (Plantae)
São organismos com parede celular celulósica (células revestidas por uma membrana de celulose), multicelulares com progressiva diferenciação tecidular, autótrofos (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese, a maior parte) e produtores. As plantas constituem importante fonte de oxigénio, alimentos, vestuário, materiais para construção, drogas e pigmentos. Englobam desde as algas verdes até as plantas superiores.
Reino Fungos (Fungi)
São organismos com parede celular com quitina, multicelularidade presente em muitas formas mas reduzida diferenciação, heterótrofos (não produzem seu próprio alimento, obtêm-no por absorção) e microconsumidores.
Alguns fungos causam doenças em humanos, enquanto outros são úteis na alimentação e fontes de antibióticos.
Englobam desde os cogumelos até aos bolores.
Reino Protista
São organismos na maioria unicelulares outros multicelulares, autótrofos (fotossíntese) ou heterótrofos (absorção ou ingestão) e produtores, macroconsumidores ou microconsumidores.Englobam desde as amibas até algumas algas.
Mas atualmente há já uma diferente divisão em que há uma divisão em 3 grupos que se subdividem em 6 reinos, no entanto a classificação de Whittaker continua a ser a mais utilizada no dia-a-dias e em manuais escolares.
Reflexão: Finalmente chegou o momento por que tanto ansiava- começámos a biologia! Definitivamente, gosto muito mais e divirto-me muito mais, por isso, acredito que também terei um melhor aproveitamento (pelo menos espero). Tenho-me divertido, no entanto ainda anseio pelo momento em que comecemos a dar matéria nova, pois esta é apenas revisão de matéria que já demos muitas vezes e aprofundadamente amteriormente. Por isso e apesar das aulas terem sido, até agora, interessantes, penso que ainda é um pouco repetitivo, como acontecia com a geologia e estou ansiosa para iniciar uma matéria relamente nova.