top of page

Acreção e diferenciação da Terra

 

A Terra no início teria uma estrutura homogénea, com uma distribuição regular de ferro, silicatos e água. A sua estrutura seria em camada concêntricas, com um núcleo central denso rodeado por um manto que, por sua vez, rodeado pela crosta. Existia à superfícieuma atmosfera gasosa e hidrosfera o que levou à procura de uma explicação para essa diferenciação estrutural e química.

 

     Quanto à acreção, a Terra poderia ter começado a aquecer devido ao efeito de três fontes caloríficas diferentes:

 

  • Impactos dos planetesimais- quando havia impacto de planestesimais  a  energia cinética era convertida em calor, grande parte deste calor era iradiado para o espaço mas outra ficava retida no planeta em formação.

 

 

 

  • Compressão- A compressão levaria a um aumento da temperatura.

As zonas internas eram comprimidas sob o peso crescente da acumulação de novos materiais. Como o calor resultante da compressão não consegue ser irradiado para o espaço devido à baixa condutividade das rochas, o calor acumulou-se e, consequentemente, a temperatura do interior da terra aumentou. 

 

 

  • Desintegração radioativa- alguns elementos pesados como o urânio, tório e potássio apesar de não serem muito abundantes na Terra, tiveram uma grande influência na sua evolução por causa da energia emitida na sua desintegração, o que permitiu gerar grandes quantidades de calor.  

 

 

     A temperatura da Terra foi o que mais influenciou os seus primeiros tempos de existência e a sua evolução. Com o aumento da temperatura e pressão a determinada altura o ferro começou a fundir. Como o ferro é mais denso que os outros elementos comuns começou a movimentar-se em direção ao centro do planeta ao mesmo tempo que os menos densos que dirigiam para a superfície.

 

     A fusão e o aprofundamento do ferro conduziram à formação do núcleo, inicialmente líquido.

 

     Na crosta formada pelos materiais menos densos, haviam múltiplos fenómenos de vulcanismo onde havia derrame de lava e libertação de gases.

 

     O vapor de água libertado durante os fenómenos de vulcanismo ter-se-ia condensado por arrefecimento, originando assim abundantes chuvas que ao acumularem-se no  Terra entretanto arrefecido constituíram os oceanos primitivos.

 

     Ao mesmo tempo que se ocorria a génese dos oceanos houve a formação da atmosfera primitiva durante os fenómenos de magnetismo que ocorreram na Terra

 


 

<---- Aqui está um pequeno documentário sobre a formação da Terra que explica bastante bem. Vejam! 

bottom of page