top of page

 

 

 

 

 

Sistemas e subsistemas terrestres

 

Qualquer porção do universo com diferentes componentes em interação que atuam entre si de uma forma organizada e constituídos por massa e energia é considerada um SISTEMA. Assiml qualquer parte do Universo, desde o ser mais simples e pequeno, como uma bactéria, ou mesmo o próprio sistema Solar são considerados sistemas.

 

Sendo que é uma área delimitada no espaço, o sistema possui sempre uma fronteira (real ou imaginária) a que se chama parede ou limite do sistema.

 

Os sistemas podem ser classificados em três tipos, de acordo com a maneira como inetragem com o mundo fora do seu sistema:

  • Aberto- existe troca de matéria e energia no meio do sistema. Este é o sistema mais comum na Natureza.

 

  • Isolado- não existe troca de energia ou matéria no meio do sistema. É muito raro ou mesmo não existente.

 

  • Fechado- existe troca de energia, mas não de matéria entre o meio do sistema.

Exemplo: sistema Terra - o Sol emana energia para a Terra que é utilizada nos processos geo e biológicos e a Terra emite energia térmica para o espaço. A matéria está sempre a trocar entre os seres vivos do sistema, mas  quase nunca fora. *

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Há alguma emição de H para o espaço por parte da Terra e há queda de meteoritos o que é troca de matéria, mas é tao insignificante que é menosprezado. No futuro, se o-lixo cósmico se tornar demasiado abundante no Espaço, poderá haver constantes quedas de satélites e mudar o sistema para sistema aberto.

 

Quando um sistema tem vários subsistemas, é chamado de sistema composto. Os sistemas dentro deste sistema são denominados SUBSISTEMAS.

 

 

Sistema Terra

 

O sistema Terra é constituídos por vários subsistemas, por isso é composto. Por isso, definimos a Terra como sistema composto fechado. Isto (ser um sistema fechado) significa que:

 

  • A quantidade de matéria é finita e limitada, ou seja os recursos naturais são os que temos e no futuro continuam a ser estes mesmo;

 

  • Os materiais poluentes acumulam-se no sistema, não saem, pois não há praticamente trocas com o exterior;

 

  • Quando ocorrem alterações nos subsistemas as consequências dessas alterações podem afetar os outros subsistemas;

 

 

No sistema Terra há 2 fontes de energia:

 

Fonte externa- Sol – permite a existência de movimentos atmosféricos e de um ciclo da água dinâmico, permite a temperatura para a existência de seres vivos e para a exitêsncia das reações químicas que transformam as rochas;

 

Fonte interna – provem da desintegração dos elementos radiativos e do calor que o núcleo da Terra expele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subsistemas terrestres

 

A Terra tem 4 subsistemas:

  • A atmosfera (ar)

  • A geosfera (terra)

  • A biosfera (animais)

  • A hidrosfera (água)

 

 

 

 

----GEOSFERA:

 

A geosfera corresponde à fração sólida que constitui o planeta Terra. Esta é constituida por crosta, manto (inferiror e superior) e núcleo (interno e externo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Influência do subsistema geosfera na biosfera

  • A parte externa da geosfera, a litosfera, serve de suporte à vida. É aqui que todos os seres vivos realizam as suas atividades. O tipo de rocha condiciona o tipo de seres vivos existentes num determinado local.

 

 

 

---BIOSFERA:

 

A biosfera é formada por todos os seres vivos, desde os mais simples, como as bactérias, até às formas mais complexas, como o Homem. 95% desta encontra-se ou em terra (terrestre) ou na plataforma continental (marítima), sendo que apenas 5% se encontra em mares mais profundos, pela falta de luz e nutrientes.

 

Como há interações entre subsistemas também as há, obviamente, dentro dos próprios sistema, no caso deste, entre espécies. Por isso, penso que o seguinte vídeo nos mostra, de uma froma muito emocionate, estas interações. Deixo aqui Christian, o leão, e os donos e com as interações entre animais dentro das espécies, com os pinguins e formigas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---ATMOSFERA:

 

A atmosfera terrestre é uma mistura gasosa que envolve a Terra , com cerca de 700km de espessura. Esta está dividida em camadas e cada uma destas tem uma função que, direta ou indiretamente, permitiu e mantém a vida na Terra. estas são:

 

 

 

  • Troposfera: 0-25km (fenómenos meteorológicos)

  • Estratosfera: 25-50km (camada de ozono- O3)

  • Mesosfera: 50-80km (protege-nos da entrada de meteoritos)

  • Termosfera: 80-700km (auroras boreais, 80% da massa da atmosfera)

  • Exosfera:700-10000km (não faz parte da atmosfera)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os gases que constituem a atmosfera são essencialmente o azoto (cerca de 78%) e o oxigénio (cerca de 21%). Os restantes gases (1%)são o dióxido de carbono, vapor de água, hidrogénio e gases raros.

 

Influência da atmosfera na biosfera

  • O oxigénio, um dos principais constituintes da atmosfera, permite a vida, através da resporação aeróbica;

 

  • A camada de ozono filtra a radiação ultravioleta, que permite a existência de vida;

 

  • Protege a Terra de meteoritos;

 

 

  • O dióxido de carbono é integrado em substâncias orgânicas, através da fotossíntese, realizada pelos seres produtores. Estas substâncias são essenciais aos seres produtores e de todos os seres que, direta ou indiretamente, as consomem através da cadeira alimentares.

 

 

 

 

---HIDROSFERA:

:

A hidrosfera compreende todas as formas de água que se encontram à superfície ou perto dela, incluindo as águas subterrâneas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ciclo da água é bastante simples. Vou começar pela água dos mares- esta condensa, criando as nuvens. Para as nuvens vai também o vapor de água resultante da transpiração das árvores. Quando estas estão demasiado cheias, chove. Ao chover a água desce dos sítios de maior altitude para os de menor altitude, pela ação da gravidade. Alguma dessa água chega ao mares e a outra infiltra-se, para os lençes friáticos que, por sua vez, também desaguam no mar. E no mar começa o ciclo todo de novo, sempre assim. Mas, se o homem continuar a desperdiçar água de forma tão rápida e irracional, este ciclo mudará com certeza, e puderá até deixar de existir.

 

 

Influência do subsistema hidrosfera na biosfera

 

--> A água é elemnto estrutural de todos os seres vivos, constituindo cerca de 70% da massa destes. Ela é uma das responsáveis pelas reações fisico-químicas que acontecem nas células dos seres vivos e sem ela não existiria vida como a conhecemos hoje.

 

 

 

 

 

Interação entre subsistemas

 

A interação dos 4 subsistemas resulta do facto de eles contactarem entre si à superfície da Terra, onde se influenciam mutuamente. Assim, se um sofre uma alteração todos os outros o sofrem tambem. Mesmo o sistema Terra depende das interações entre os subsistemas, sendo que uma alteração num destes subsistemas altera o equilíbrio do sistema Terra, que podem, se em grande escala, levar a grandes extinções, como ocorreu com os dinossauros, como foi estudado anteriormente.

Por exemplo, se ocorrer uma fase de vulcanismo intenso (geosfera), os materiais lançados pelos vulcões (cinzas vulcânicas) podem alterar as condições climáticas (atmosfera) e provocar inundações (hidrosfera) nuns locais e secas noutros lugares, o que irá influenciar a vida (biosfera) nos ecossistemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui está um vídeo muito interessante mesmo quanto a estas interações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reflexão: Esta unidade foi interessante, mas maior parte foi revisão de coisas que já tinham sido estudadas noutras diciplinas ou anos letivos, no entanto e como em tudo, pude sempre aprender um pouco mais, como as funções de cada camada, que não sabia ou como as interações entre os subsistemas e a Terra são tão fortes que podem relamente criar grnades danos. É por isso que o Homem deve ter cuidado com as alterações que está a criar no planeta em busca de uma vida melhor, pois estas alterações podem levar a grandes desiquelívbrios nos subsistemas e , consequentemente, na Terra. Para concluir esta reflexão, aqui está um video quanto a este tema e que faz pensar sobre como o Homem, que aqui está há tão pouco tempo, já está a criar tantos danos naquilo que não é apenas dele mas de outros milhares de espécies, que dependem daquilo que destruimos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page